História

História

Ao final dos anos 90, afetado por mudanças no cenário econômico, pela redução do índice demográfico e pela competitividade com outras escolas da mesma área de abrangência, o Colégio Concórdia de Porto Alegre teve sua viabilidade econômica abalada, entrando em grave crise.

Após várias medidas infrutíferas para reverter a situação, a mantenedora do Colégio (Comunidade Evangélica Luterana Cristo – CELC) buscou, no ano de 1999, outras soluções, as quais passavam pela locação dos prédios e pela transferência da mantença do colégio a alguma outra instituição, até a possibilidade de encerramento das atividades.

Diante da eminência da perda de seus postos de trabalho, um grupo de 22 professores e técnicos em educação que atuavam no colégio, fizeram à então mantenedora, uma proposta empreendedora: Criar uma cooperativa Educacional, a qual pudesse assumir a mantença do Colégio Concórdia, e assim, dar continuidade a esta instituição que estava prestes a completar 100 anos de existência.

A CELC, após analisar a proposta, sinalizou positivamente no sentido de incentivar a formação desta cooperativa. Assim, no dia 09.05.2000, este grupo de empreendedores criou a, então denominada, Cooperativa de Educação de Ensino Básico COOPEEB LTDA.

Após os tramites legais (Registro na Junta Comercial, na Receita Federal, na Organização das Cooperativas do Estado do RS – OCERGS, no Conselho Estadual de Educação-CEEd), a COOPEEB assumiu a mantença do Colégio Concórdia de Porto Alegre no mês de agosto do ano de 2000.

A cooperativa, de imediato, elaborou seu plano de ação para viabilizar o Colégio, o qual se mostrou acertado, de forma que o educandário passou de 430 alunos em 2000 a 660 alunos no ano de 2019.

Além disso, novas serviços foram oferecidos, como o Programa Jovem Aprendiz, executado em parceria com o SESCOOP/RS (Serviço Nacional de Aprendizagem Cooperativa), que, atualmente, está presente em 22 municípios do RS, atendendo mais de 500 alunos aprendizes. Outra modalidade de prestação de serviços é através do programa denominado de Formação de Lideranças, o qual oferece, dentre outros, cursos na área de Gestão administrativa, financeira, de marketing, de processos e de Planejamento
Estratégico.