18 anos de COOPEEB: Mensagem do Presidente aos associados

É com muita alegria que saúdo a todos os associados da COOPEEB, tanto os que atualmente desempenham função em alguma das suas Unidades de Trabalho, bem como aqueles que estão na categoria de inativos.

DATA IMPORTANTE – Existem datas marcantes na história da vida de cada um de nós, bem como na história das instituições. Datas que nos fazem recordar o caminho pavimentado com trabalho bem sucedido, mas também nos levam a refletir sobre nossos insucessos e momentos de dor.

Há 18 anos, no dia 09.05.2000, em meio a uma profunda crise que ameaçava o Colégio Concórdia de fechamento, um grupo de 22 colegas empreendedores, aos quais outros se se agregaram posteriormente, se uniram para dar continuidade ao estabelecimento de ensino que beirava os 100 anos de existência.

Havia apenas dois caminhos a seguir: Fechar o Colégio Concórdia e buscar culpados pelo fracasso, ou investir numa nova forma de organização empresarial e num novo modelo de gestão que viabilizasse o resgate de seu equilíbrio econômico/financeiro, bem como o resgate da qualidade desta marca centenária chamada Colégio Concórdia.

A opção dos 22 empreendedores iniciais foi pelo modelo de organização e gestão cooperativa. Assim, de um dia para outro, todos passaram de empregados a donos e assumiram responsabilidades e riscos que lhes eram desconhecidos, pois o projeto poderia não ter sucesso e gerar um prejuízo imenso para os integrantes.

Passados 18 anos, percebemos que a decisão tomada no ano 2000 foi muito correta, pois, atualmente, o modelo societário cooperativo e o trabalho em cooperação e compartilhado se constitui no modelo mais moderno do mundo. Além disso, é notório de que a COOPEEB é referência em todo o país, pela seriedade da sua organização, pela sua forma de gestão, pela eficiência de seu trabalho e pelos resultados que estende aos seus sócios. Convém ressaltar que já recebemos a visita de cooperativas de diversos estados e prestamos assessoria/informações, muitas vezes on line, a tantas outras.

Num mercado altamente competitivo e de velozes mudanças, a COOPEEB conseguiu, não só recuperar a credibilidade da Marca Colégio Concórdia, bem como consolidar seu estabelecimento de ensino como um dos mais bem posicionados no ranking da grande Porto Alegre. Este sucesso se torna ainda mais precioso, quando levamos em conta de que, como escola singular e de porte médio, competimos com grandes e poderosas redes de ensino com ramificações nacionais. Se repete aqui a história de Davi e Golias – estamos superando e/ou fazendo sombra a instituições escolares históricas de Porto Alegre.

A Unidade de Trabalho Aprendiz Cooperativo, iniciada no ano de 2006 em parceria com o SESCOOP/RS espalha suas atividades por 10 municípios do RS, atendendo a mais de 500 aprendizes e gerando postos de trabalho para um número significativo de sócios.

A Unidade de Trabalho UNOPAR – um polo EAD sediado no Colégio Concórdia – está em franca expansão e deve, a médio prazo, oferecer, além de especializações e pós graduações, também cursos de graduação à distância.

Tudo isso é motivo de orgulho e aplauso pelo bom trabalho feito, mas também traz consigo uma alta dose de responsabilidade: Continuar percebendo as mudanças dos cenários, conhecer nossos concorrentes, investir na estrutura física e parelhamento e manter a eficiência e qualidade de nosso trabalho em todas as Unidades mantidas pela COOPEEB. Assim, não só os sócios de hoje, mas os que ainda virão, poderão, com seu trabalho cooperado, construir melhor qualidade de vida.

PARABÉNS AOS PIONEIROS!
PARABÉNS A TODOS OS SÓCIOS EMPREENDEDORES E COOPERADORES DE HOJE!

FELIZ ANIVERSÁRIO, COOPEEB!
LOUVAMOS A DEUS, EM JESUS CRISTO NOSSO SENHOR, PELOS CUIDADOS QUE TEVE COM ESTA INSTITUIÇÃO.

DEUS ABENÇOE A TODOS!

Valdir Bernardo Feller – Presidente da Coopeeb

Opções de compartilhamento

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x