Data da publicação

Como cooperativismo está presente em nossas vidas?

Muito significativo em pequenas cidades e em zonas rurais, o cooperativismo ainda busca espaço em grandes centros urbanos, disputando lugar com bancos e grandes corporações. A verdade, no entanto, é que a vida de todos nós está muito ligada a ele, já que muitos dos produtos e serviços que consumimos é produzida por cooperativas. Exemplos? Boa parte dos planos de saúde; alimentos – principalmente aqueles oriundos de agroindústrias, como laticínios, sucos e geléias; e, é claro, a educação – e nesse caso nós somos um exemplo!

As vantagens para os cooperados são inúmeras, mas destacamos aqui uma super importante: ao trabalhar em uma cooperativa você se torna sócio dela, e não um funcionário. Isso significa que você terá direito a participar democraticamente das escolhas da instituição. Geralmente isso acontece nas assembleias promovidas periodicamente, quando os dados são explanados aos associados e as principais decisões são votadas. Além disso, outro grande diferencial é o de que como associado você tem direito a participar da distribuição dos lucros, as chamadas sobras. 

Estes foram dois motivadores para a fundação da Cooperativa de Trabalho Educacional COOPEEB, a cooperativa por trás do Aprendiz. No próximo domingo, 09 de maio, a COOPEEB faz aniversário e celebra seus 21 anos de conexão com o cooperativismo. Sua história está conectada à do Colégio Concórdia Porto Alegre, quando, no início deste século, alguns funcionários da escola uniram-se com o objetivo de garantir a continuidade da instituição. Nesse sentido, teve destaque a atuação do associado Valdir Bernardo Feller – presidente da COOPEEB até março de 2021. Decidido a encontrar uma saída, Valdir buscou no cooperativismo as bases para a fundação da COOPEEB. Hoje a COOPEEB conta com 150 associados atuando em três unidades de trabalho: o Aprendiz COOPEEB, a Escola de Lideranças e o Colégio Concórdia Porto Alegre – todas no ramo educacional. 

No Brasil, a história do cooperativismo está muito ligada à chegada de imigrantes, no final do século XVIII e início do século XIX. As primeiras cooperativas surgiram em Minas Gerais e espalharam-se por todo o país. Hoje, de acordo com o Sistema OCB, existiam no Brasil, em 2019, 5.314 cooperativas e um total de 15.5 milhões de cooperados. No entanto, a cada 10 brasileiros, somente 04 conheciam o cooperativismo. Por isso uma de nossas missões também é a de fazer com que o cooperativismo chegue a mais pessoas. Acompanhe nossas publicações aqui e em nossas redes sociais! Seguiremos falando deste assunto nas próximas publicações.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Opções de compartilhamento

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x