Data da publicação

Confira as datas comemorativas do mês de junho

03/06 – Dia Mundial da Bicicleta

A data de 03 de junho foi instituída como Dia Mundial da Bicicleta em 03 de junho de 2018, durante a Assembleia Geral da ONU. A proposta da data foi feita pelo professor Leszek Sibilski, pesquisador do esporte, das mudanças climáticas e da adaptabilidade do ser humano.

Além de oferecer a prática de um esporte ao ar livre, a bicicleta também é um meio de transporte sustentável e dinâmico, oferecendo autonomia aos usuários e a possibilidade de utilizar um meio de transporte não poluente.

05/06 – Dia Mundial do Meio Ambiente

Também instituído em uma Assembleia Geral das Nações Unidas, mas em 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 05 de junho. Neste ano, a data tem como tema a “Restauração dos Ecossistemas” e marca o início da Década pela Restauração dos Ecossistemas, iniciativa que é um chamado para revermos nossas ações individuais e coletivas em um momento em que as mudanças climáticas são cada vez mais evidentes.

De acordo com o site oficial do Dia Mundial do Meio Ambiente, a restauração e outras soluções naturais podem fornecer um terço da mitigação necessária até 2030 para manter o aquecimento global abaixo de 2 graus, medida necessária para garantir as condições climáticas necessárias para a continuidade de diversas espécies, inclusive a humana. Além disso, restaurar 15% das terras convertidas nos lugares certos pode evitar 60% das extinções de espécies projetadas. No site você encontra outras informações muito importantes sobre a data e também formas de contribuir nas ações pelo mundo!

07/06 – Dia Mundial da Segurança Alimentar

De acordo com a FAO (Organização para a Alimentação e Agricultura), a Segurança Alimentar é definida como uma “situação na qual todas as pessoas, em todos os momentos, têm acesso físico, social e econômico a recursos suficientes, seguros e alimentos nutritivos que atendam às suas necessidades dietéticas e preferências alimentares para uma vida ativa e saudável”.

Ou seja, o termo trata do acesso à alimentação adequada e nutritiva de forma digna por toda a população. No entanto, como sabemos, este não é um cenário que pode ser observado, já que  a fome no mundo vem aumentando, principalmente por conta das consequências sociais e econômicas da pandemia da Covid-19. Só no Brasil, em 2020, 19 milhões de pessoas viviam em situação de fome no país, segundo o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da covid-19 no Brasil. Em 2018, eram 10,3 milhões. 

08/06 – Dia Mundial dos Oceanos

O mês de junho é o mês oficial do Meio Ambiente e diversas datas importantes são celebradas neste período. O Dia 08 guarda o Dia Mundial dos Oceanos, comemorado desde 1992, a partir da Eco-92, Assembleia da ONU realizada no Rio de Janeiro. Neste ano, a data tem como tema “O Oceano: Vida e Meios de Subsistência”, assinalando a importância da conservação dos oceanos tanto pela necessidade de cuidado com a biodiversidade marinha, mas também pelos oceanos serem fonte de renda e subsistência de diversas comunidades de pescadores no mundo todo. Aproximadamente 3 bilhões de pessoas dependem diretamente da biodiversidade marinha e costeira para sua sobrevivência.

Muitas vezes o tema é ignorado quando se pensa em sustentabilidade e conservação do meio ambiente, mas os oceanos são os grandes responsáveis pela absorção de boa parte do gás carbônico emitido pela ação humana, freando o aquecimento global. Além disso, de acordo com a Unesco, até 2050, áreas costeiras que abrigam 300 milhões de pessoas podem ser ameaçadas pela elevação do nível do mar devido às mudança climática.

12/06 – Dia Mundial contra o trabalho infantil

O dia 12 de junho é o Dia Nacional e Internacional de Combate ao Trabalho Infantil. Essa data é uma oportunidade para sensibilizar, informar, debater e dar destaque ao combate a essa violação de direitos de crianças e adolescentes. A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho. Além disso, neste ano, tem como tema “Precisamos agir agora para acabar com o trabalho infantil!”.

De acordo com o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, há um risco real de crescimento do trabalho infantil motivado pelos impactos socioeconômicos da pandemia da COVID-19, que se prolonga há mais de um ano, e pela falta de políticas públicas de proteção às crianças, adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade.

14/06 – Dia Mundial do Doador de Sangue

O Dia 14/06 é um dia de mobilização no mundo todo através de Campanhas pela Doação de Sangue. Essencial em diversas cirurgias e internações, o sangue é fundamental também no tratamento de feridos durante emergências.

É comum, no entanto, vermos bancos de sangue e hospitais solicitando a doação, já que esta é uma ação voluntária. Por conta disso, a data também foi criada, a fim de estimular pessoas saudáveis do mundo todo a doarem.

Em Porto Alegre, o Hemocentro do Estado do RS é referência para doadores, que podem, inclusive, agendar sua doação. No site, você encontra mais informações: https://saude.rs.gov.br/hemocentro-do-estado-do-rio-grande-do-sul

Confira abaixo os pré-requisitos para doação:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Apresentar documento oficial de identidade com foto;
  • Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão   estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;
  • Pesar no mínimo 50 Kg com desconto de vestimentas;
  • O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;
  • Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;
  • Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
  • Não fumar pelo menos duas horas antes da doação.

19/06 – Dia do Cinema Brasileiro

O Cinema Brasileiro é tradicionalmente celebrado em duas datas: no dia 19/06 e no dia 05/11. No dia 5 de novembro de 1896, no Rio de Janeiro, foram projetados oito pequenos filmes, de cerca de um minuto cada um, na Rua do Ouvidor – foi a primeira exibição de cinema no país. Dois anos depois, no dia 19 de junho de 1898, o brasileiro Afonso Segreto registrou as primeiras imagens em movimento no Brasil. Por conta disso, as duas datas são celebradas, já que ambas são um marco para o cinema nacional.

A partir de 1898 tem início a estruturação do cinema nacional, mas a maior parte das produções exibidas no país ainda eram provenientes da Europa e os filmes produzidos aqui eram, majoritariamente, documentais. Em 1908, com o curta-metragem “Os Estranguladores”, de Francisco Marzullo e Antônio Leal, os filmes de ficção passam a ser produzidos aqui. 

De lá até aqui, diversos movimentos em períodos diferentes ganham força no cinema nacional, como o Cinema Novo, na década de 1960 e as chanchadas, na década de 1940. Em 1993, ocorreu a aprovação da Lei do Audiovisual, Lei nº 8.685, que possibilitou a produção de centenas de filmes nacionais ao longo das últimas décadas.

27/06 – Dia das micro, pequenas e médias empresas

O Dia Internacional das micro, pequenas e médias empresas é celebrado em 27 de junho desde o ano de 2017, com o objetivo de chamar a atençao para a importância dos pequenos negócios nas economias locais e global. De acordo com as Nações Unidos, essas empresas contam, geralmente, com até 250 funcionários. Além disso, o Conselho Internacional para Pequenas Empresas considera esses tipos de organizações como responsáveis por mais de 90% de todas as empresas e em média, por 60% a 70% do total de emprego e 50% do Produto Interno Bruto, PIB.

28/06 – Dia do Orgulho LGBT

Comemorado internacionalmente, o Dia do Orgulho LGBT é tradicionalmente comemorado com eventos em todo o mundo – as Paradas do Orgulho LGBT. Desde o ano passado, no entanto, por conta da pandemia, esses eventos ou foram suspensos, ou aconteceram de forma online. 

Em Porto Alegre, a data faz parte do calendário oficial da cidade desde 2019. No Rio Grande do Sul, o mês terá uma programação especial online promovida pelo Governo do Estado. As informações completas dos eventos podem ser conferidas aqui: https://estado.rs.gov.br/secretaria-da-cultura-divulga-programacao-para-o-mes-do-orgulho-lgbt

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Opções de compartilhamento

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x