Data da publicação

Confira as datas comemorativas importantes do mês de maio

Diversas datas importantes são celebradas no mês de maio: dia do trabalhador, dia das mães, dia de combate à LGBTfobia, dia da Biodiversidade. Mas como essas datas surgiram? Por que elas são importantes? E o que sociedade e empresas podem fazer? Nós te contamos  um pouco de tudo isso na publicação abaixo! 

01/05 – Dia Mundial do Trabalhador

O feriado de 1º de maio surgiu em 1886, quando trabalhadores de Chicago foram às ruas para exigir melhores condições de trabalho e redução da jornada. O evento foi marcado por duras repressões e confronto entre os manifestantes e a polícia. Três anos depois, em Paris, operários decidiram consagrar a data de 01/05 como homenagem aos colegas norte-americanos.

No Brasil, a data começou a ser lembrada por conta da influência de imigrantes europeus até ser decretado feriado nacional em 1924. No entanto, foi só a partir das décadas de 1930 e 1940, que os trabalhadores brasileiros passaram a ter alguns direitos consolidados, como o salário mínimo, a criação da Justiça do Trabalho e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 1943. Até hoje, o 1º de maio é um dia em que diversas categorias se mobilizam pelo mundo na busca por condições de trabalho mais justas e igualitárias. 

03/05 – Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

O Dia Mundial da  Liberdade de Imprensa foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1993. A data é importante para que sociedade e instituições reflitam e avaliem a independência da mídia em seus países.

Nesta data geralmente são prestadas também homenagens a jornalistas que perderam a vida e sofreram ataques durante sua atuação profissional. Nesse sentido, um evento recente e mundialmente lembrado foi o ataque ao Jornal Parisiense Charlie Hebdo, ocorrido em janeiro de 2015. Na ocasião, 12 pessoas foram mortas e cinco ficaram feridas durante um tiroteio. O atentado terrorista foi motivado pela publicação pelo jornal de uma charge satirizando o profeta Maomé.

A data ganha cada vez mais relevância também num cenário mundial em que crescem as fake news – quando informações falsas e/ou distorcidas são amplamente compartilhadas, principalmente em grupos de redes sociais. Em 2021, o 3 de maio foi lembrado pela ONU com o tema “Informação como bem público”. A organização destacou o trabalho e os desafios enfrentados por jornalistas do mundo todo em noticiar os acontecimentos envolvendo a pandemia da Covid 19.

08/05 – Dia do Profissional de Marketing

O 08/05 é um dia dedicado ao profissional do Marketing, profissão que vem ganhando cada vez mais espaço nas organizações e que é indicada constantemente como uma das profissões do futuro.

O profissional de marketing é aquele responsável por estudar o público-alvo de um determinado produto – entender qual a melhor forma de chamar sua atenção, criar um vínculo, gerar engajamento, etc. Geralmente é ele quem planeja ações e estratégicas para melhorar o posicionamento das marcas, aumentar os lucros e melhorar a relação das empresas com seus clientes.

09/05 – Dia das Mães

A data que homenageia todas as mães surgiu no começo do século XX, nos Estados Unidos. No Brasil, é comemorado desde o período em que Getúlio Vargas estava no poder.

Atualmente, além da celebração, a data tem sido gancho para que muitas mulheres proponham debates importantes sobre as inúmeras responsabilidades na criação dos filhos e sobre a importância de que elas sejam igualmente divididas entre mães e pais.

12/05 – Dia Mundial do Enfermeiro

Uma das profissões mais importantes atualmente por conta da pandemia do Coronavírus, o Dia Mundial do Enfermeiro e da Enfermagem é uma homenagem Florence Nightingale, que nasceu em 12 de maio de 1820 e é reconhecida como marco da enfermagem moderna no mundo – foi ela quem criou a primeira Escola de Enfermagem, na Inglaterra, em 1860.

Mundialmente, a data busca homenagear a função deste profissional que é essencial para garantir os cuidados e a recuperação de pessoas hospitalizadas. No Brasil, além do dia 12, a data de 20 de maio também homenageia a categoria, com o Dia do Técnico de Enfermagem.

Outra característica importante é que as equipes de enfermagem são predominantemente femininas no Brasil (e no mundo). De acordo com uma pesquisa divulgada em 2015 pela Fiocruz, as mulheres representam 84,6% do total de enfermeiros no país.

13/05 – Abolição da Escravatura no Brasil

Esta é a data em que a escravidão foi oficialmente abolida no Brasil, com a assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888 pela Princesa Isabel. A iniciativa foi resultado da pressão popular, com o crescimento do movimento abolicionista e com a aprovação anterior de outras leis importantes como a Lei do Ventre Livre, em 1871, que determinava que todos os filhos de mulheres escravizadas que nascessem a partir de então seriam livres.

Apesar da importância histórica, um debate atual é o de que mesmo abolindo oficialmente a escravidão, o Império não criou as condições necessárias para que negros e negras libertos fossem dignamente inseridos na sociedade e principalmente no mundo do trabalho. As consequências existem até hoje, sendo as ações afirmativas (cotas) oficialmente adotadas em universidades, concursos públicos e também em empresas privadas, uma forma de tentar compensar essa disparidade histórica.   

A data também marca a luta pelo fim do racismo na sociedade.

17/05 – Dia Internacional contra a LGBTfobia

Importante para a luta contra a discriminação e a violência sofrida pela população LGBTQIA+ no Brasil, o Dia Contra a LGBTfobia é adotado por diversos países.

A escolha da data ocorreu em 1990, quando a homossexualidade foi excluída da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o termo homossexualismo também passou a ser desconsiderado.

Mas o que é a LGBTfobia?

Esse termo é utilizado para designar o preconceito (explícito ou velado) sofrido por essa população por conta de sua orientação sexual.

E o que pode ser feito?

No Brasil, desde 2019, o STF considera crime praticar, induzir ou incitar esse tipo de preconceito. Além disso, as ações e pensamentos individuais precisam ser revistos para que esse tipo de preconceito não seja perpetuado. Coletivamente, é importante que empresas promovam ações para estimular a aceitação e a diversidade no mundo e dentro de suas organizações.

21/05 –  Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento

O Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento foi proclamado em resolução pela Assembleia Geral da ONU em 2002. A data busca estimular as organizações e a sociedade a respeitar as diferentes culturas, comunidades e formas de viver. Nesse sentido, são incentivadas ações para ampliar a consciência sobre a importância da diversidade para o desenvolvimento da sociedade.

22/05 – Dia internacional da Biodiversidade

O Dia Internacional da Biodiversidade foi instituído pela ONU e chama a atenção para a necessidade de se conservar e proteger a todas as formas de vida que existem no planeta.

Biodiversidade é um termo que reúne toda a variedade de vida existente no mundo: terrestre, marinha, vegetal, animal… Infelizmente, o número de animais em extinção no mundo cresce cada vez mais, em consequência do agravamento dos problemas ambientais produzidos pela ação humana.

Além da extinção de animais, a data chama atenção também para o aumento de queimadas e desmatamento no mundo e, no nosso caso, no Brasil. As florestas em pé são os maiores estoques de carbono do mundo e são fundamentais para a manutenção dos ciclos de chuva, além de serem o habitat de diversas espécies.

25/05 – Dia do Trabalhador Rural

O Dia 25 de maio homenageia todos os trabalhadores rurais do Brasil, sendo inclusive feriado em diversas cidades do interior do país. A data é muito importante para lembrar, principalmente os moradores de grandes centros urbanos, da importância do trabalho dos moradores do campo, principalmente na produção de alimentos. Além disso, chama a atenção para a importância do setor para a economia brasileira.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Opções de compartilhamento

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x