Data da publicação

Confira datas comemorativas do mês de agosto

06/08 Dia Nacional dos Profissionais da Educação

Instituído pela Lei 13.054/2014, o Dia Nacional dos Profissionais de Educação tem como objetivo valorizar e reconhecer os trabalhadores da área da educação.

A data de comemoração faz referência à sanção da Lei 12.014/2009, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que reconheceu os funcionários de escola como profissionais de educação. A mudança da Lei Nacional da Educação insere os funcionários de escola habilitados na categoria de profissionais da educação escolar básica, juntamente com os professores e pedagogos, e beneficiou cerca de um milhão de trabalhadores que atuam nas escolas de ensino básico.

07/08 Dia Estadual da Lei Maria da Penha

O Dia Nacional da Lei Maria da Penha marca a data da sanção da Lei nº 11.340. A Lei Maria da Penha, como é popularmente conhecida, instituiu instrumentos jurídicos com objetivo de garantir proteção para as mulheres vítimas de violência doméstica.

Maria da Penha Fernandes é uma mulher que foi vítima de violência doméstica durante 23 anos e desde o momento em que denunciou seu marido passou a ser também uma referência na luta pelos direitos das mulheres no país.

07/08 Dia dos Pais

Comemorado desde 1953, a data que tem como objetivo celebrar a figura paterna foi instituída para incentivar o comércio, já que o dia das mães, comemorado em maio, trazia bons resultados na economia.

09/08 Dia Internacional dos Povos Indígenas

Criada pela ONU em 1995, a data tem como objetivo reconhecer as tradições e contribuições culturais e reafirmar as garantias previstas na Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

Em 2010, quando realizado o último Censo do IBGE, havia uma população indígena de aproximadamente 815 mil pessoas, representando uma grande diversidade étnica e cultural. 

11/08 Dia do Estudante

O Dia do Estudante – data muito especial também para celebrar a trajetória dos nossos aprendizes – é comemorado no Brasil desde 1937. A escolha da data é uma referência ao dia  11/08/1827, quando foram criados os dois primeiros cursos de nível superior do Brasil, as graduações em ciências jurídicas e ciências sociais, cumprindo o decreto de D. Pedro I.

Internacionalmente, o Dia do Estudante é comemorado em 17/11, data definida em 1941 pelo Conselho Internacional de Estudantes, na cidade de Londres, como uma homenagem a resistência dos estudantes à ocupação nazista na antiga Tchecoslováquia em 1939, ocorrida no mesmo dia.

11/08 Dia do Advogado

O Dia 11/08 também celebra o Dia do Advogado, mas você sabe quais são as atribuições desse profissional? O advogado é o profissional que presta assistência jurídica, defendendo os interesses de seus clientes diante da justiça. Quem opta por essa profissão deve conhecer todo o conjunto de normas jurídicas vigentes no país onde exerce a profissão. Além disso, ao finalizar o curso de Ciências Jurídicas, os formados que desejam seguir na advocacia devem prestar o exame da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, necessitando de sua aprovação para o exercício da profissão.

18/08 Dia do Estagiário

O Dia Nacional do Estagiário é celebrado com o objetivo de marcar as conquistas e os direitos daqueles que estão iniciando na vida profissional. A lei que rege os estágios no país é a nº 11.788/2008.

A ocupação de estagiário ganha cada vez mais importância na formação profissional das pessoas, já que é o momento em que estudantes têm seus primeiros contatos com o mercado de trabalho e começam a adquirir habilidades e competências necessárias para o exercício profissional.

27/08 Dia do Psicólogo

Já pensou em cursar psicologia? Sabe como atua esse profissional? O psicólogo é o profissional da área da saúde responsável por estudar, orientar o comportamento humano e trabalhar com traumas, sentimentos e crises das pessoas.

Para trabalhar como psicólogo é necessário cursar uma Graduação em Psicologia e, depois de formado, registrar-se no Conselho de Psicologia do estado onde será exercida a profissão.

31/08  Dia do Nutricionista

O nutricionista é o profissional adequado para ajudar as pessoas a terem uma alimentação equilibrada em todas as fases da vida. A profissão ganha cada vez mais importância, já que tem crescido o número de pessoas com doenças causadas por uma má alimentação e que, consequentemente, buscam ajuda profissional para se alimentar melhor.

Para trabalhar como nutricionista, é necessário cursar uma Graduação em Nutrição e também possuir o registro junto ao Conselho de Nutrição de seu estado.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Opções de compartilhamento

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x