Data da publicação

Confira datas comemorativas do mês de setembro

1º de setembro – Dia do profissional de educação física

Responsável por promover e incentivar a saúde da sociedade através de atividades físicas, o profissional de Educação Física é celebrado no dia 1º de setembro. A data escolhida remete à lei nº 9.696 que regularizou o profissional de educação física federalmente e foi criada em 1º de setembro de 1989.

Para exercer a profissão, o profissional de educação física deve estar registrado no CONFEF (Conselho Federal de Educação Física).

3 de setembro – Dia do biólogo 

Responsável por estudar as formas de vida existentes no mundo, o biólogo tem sua profissão celebrada em 03 de setembro, data em que em 1979 a lei nº 6.684 regulamentou a profissão. Nesta mesma data foi criado o CFBio (Conselho Federal de Biologia), conselho no qual todo profissional de biologia deve estar registrado para exercer sua profissão legalmente.

5 de setembro – Dia da Amazônia

Em 5 de setembro comemora-se o Dia da Amazônia, maior bioma brasileiro e que possui cerca de sete milhões de quilômetros quadrados distribuídos em nove países da América do Sul. O bioma é fundamental para o equilíbrio ambiental e climático do planeta, por isso existem tantos movimentos que lutam para que a floresta seja mantida em pé e para que sejam preservados os direitos das populações tradicionais que lá habitam. Além disso, estima-se que existam cerca de 40 mil espécies de plantas, milhões de diferentes insetos e cerca de 400 mamíferos que vivem na Amazônia.

Infelizmente, temos visto aumentarem os dados que indicam a destruição do bioma, constantemente ameaçado por atividades como a mineração, extração de madeira e obras de conversão da floresta em áreas para a pecuária e a agricultura. De acordo com o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), a Amazônia Legal perdeu 10.476 km² de floresta entre agosto de 2020 e julho de 2021, meses em que se mede a temporada do desmatamento. A taxa é 57% maior que a da temporada passada, além de ser a pior dos últimos dez anos.

07 de setembro – Dia da Independência do Brasil

A data de 7 de setembro é uma das mais importantes do Brasil, justamente por celebrar um dos principais acontecimentos da nossa história: a nossa independência. A independência do Brasil aconteceu em 7 de setembro de 1822, quando, segundo a História, D. Pedro I proclamou o grito da independência às margens do Rio Ipiranga, na atual cidade de São Paulo. Com isso, o Brasil rompeu sua ligação com Portugal e consolidou-se como nação independente.

9 de setembro – Dia do administrador

A profissão de administrador foi regulamentada no dia 9 de setembro de 1965, com a assinatura da Lei nº 4.769. Quem faz Administração encontra um mercado de trabalho bastante amplo, já que esse profissional é figura-chave para organizações de todos os tamanhos e setores, tanto no âmbito público quanto no privado. Entre as principais áreas de atuação estão: recursos humanos, gestão, logística, controladoria, vendas e empreendedorismo.

9 de setembro – Dia do médico veterinário

A profissão de veterinário, no Brasil, foi regularizada após a criação do Decreto Lei nº 23.133, em 9 de setembro de 1933. Responsável pela saúde e bem estar dos animais, o médico veterinário tem ainda outras possibilidades de atuação profissional, como no agronegócio e produção animal, na vigilância e inspeção, além da pesquisa e ensino universitário.

10 de setembro – Dia Mundial de Prevenção do Suicídio

O mês de setembro marca a luta também do Setembro Amarelo, uma campanha anual que busca a prevenção do suicídio. Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo, com o dia 10 sendo oficialmente o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. 

A ação busca dar visibilidade ao tema, colocando em pauta também a importância de uma rede de atenção, apoio e amparo psicossocial para pessoas em sofrimento. 

14 de setembro – Dia do Frevo

O dia 14 de setembro, Dia Nacional do Frevo, foi criado para celebrar esta representação da cultura brasileira e principalmente do estado de Pernambuco, onde teve sua origem. De acordo com o site do Ministério do Turismo, o frevo teve origem em Recife durante o carnaval do final do século 19, e surgiu como expressão popular durante um momento de transição e efervescência social ocasionada pelo fim da escravidão no Brasil. A importância cultural do ritmo é tanta que, em 2012, o frevo foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

16 de setembro – Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio

O Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio celebra a data em que foi assinado, em 1987, o Protocolo de Montreal, impulsionando o debate sobre as substâncias que destroem a camada de ozônio. De acordo com a ONU, o documento previa medidas para controlar a produção e o consumo global de produtos químicos prejudiciais à camada, definindo o controle de cerca de 100 produtos químicos de diversas categorias. 

Para cada grupo ou anexo desses produtos químicos, o tratado tem um calendário para a eliminação progressiva de sua produção e consumo em direção a um banimento completo.

21 de setembro  – Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiência

Setembro é o mês oficial da luta pela inclusão da pessoa com deficiência. No dia 21, comemora-se oficialmente o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, com o objetivo de dar visibilidade à causa e à por mais respeito e ampliação de direitos.

O Dia Nacional foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005. A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições.

22 de setembro – Dia Mundial sem Carro

O Dia Mundial sem Carro foi comemorado pela primeira vez em 1997 na França. No Brasil, a data chegou em 2001, e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre o uso excessivo do automóvel, bem como estimular a adoção de transportes alternativos, como ônibus e bicicletas.

28 de setembro – Dia da Lei do Ventre Livre

A Lei do Ventre Livre – Lei nº 2040 –  foi assinada pela Princesa Isabel e promulgada em 28 de setembro de 1871, considerando livre todos os filhos de mulheres escravas nascidos a partir de então.

A data é muito importante para o contexto histórico e social brasileiro. Mesmo não garantindo a liberdade de todas as pessoas escravizadas da época, foi um primeiro passo para a assinatura da Lei Áurea, em 1988.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Opções de compartilhamento

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x