COOPEEB no Encontro que reuniu jovens líderes de cooperativas

O Sistema Ocergs-Sescoop/RS promoveu, no dia 8 de agosto, o primeiro Encontro de Jovens Líderes Cooperativistas Gaúchos, no Centro de Formação Profissional Cooperativista do Sescoop/RS, em Porto Alegre. Estiveram presentes mais de 100 jovens dos municípios de Taquari, Nova Petrópolis, Linha Nova e São José do Hortêncio, que chegaram à capital pela manhã e retornaram no final do dia.

De acordo com a assessora de formação cooperativista do Sescoop/RS, Ubiracy Barbosa Ávila, o evento foi organizado para valorizar as crianças e adolescentes que são os futuros associados e dirigentes das cooperativas gaúchas. Além de contarem com a presença de representantes do cooperativismo, palestra do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, e mostra teatral, os jovens tiveram a oportunidade de trocar experiências e reunir ideias para a segunda edição do Encontro, que deve ocorrer no ano que vem.

Apesar de jovens, os participantes do Encontro já têm contato direto com o cooperativismo. Primeiro, porque vivem em regiões ricas em cooperativas; segundo, porque estudam em escolas que são grandes incentivadoras da cooperação. Estiveram presentes no evento quatro cooperativas escolares, fundadas com o apoio dos professores e da diretoria.

Uma delas é a Cooebompa – Cooperativa Escolar do Colégio Bom Pastor, de Nova Petrópolis, cujos associados foram diplomados em um curso de cooperativismo de 40 horas no dia 14 de julho deste ano, na presença do presidente da ACI Américas, Ramón Imperial Zaguña. Diretores da Cooperativa contaram aos outros jovens que a Cooebompa surgiu da troca de ideias com o município de Sunchalles, Capital Nacional do Cooperativismo da Argentina, que incentivou a fundação da cooperativa escolar em Nova Petrópolis.

Já os associados da Cooperskiefer – Cooperativa Escolar Instituto Estadual Alfredo Oscar Kiefer vieram de São José do Hortêncio para participar do Encontro. Segundo Djenifer Luana Braun, de 17 anos, presidente da Cooperativa, a Assembleia Geral de fundação ocorreu no dia 27 de junho, quando foram aprovados o estatuto e eleitos a diretoria e os membros dos Conselhos. “Depois de fundada a Cooperativa, a Diretoria passou a se reunir semanalmente, até que decidimos dar início à produção de trufas. Nossa primeira remessa já foi feita: vendemos ao terceiro ano do colégio, que organiza as interséries”, conta Djenifer.

Para viabilizar a fabricação do primeiro lote de trufas, os associados contaram com o conhecimento de uma ex-aluna do colégio e de uma das atuais associadas da Cooperskiefer, que ensinaram aos amigos como fazer os doces. “Estamos pensando em fazer também embalagens de presente para as trufas. Já estamos providenciando os materiais necessários para isso”, afirma Djenifer.

Também estiveram no encontro cinco pequenos associados de duas cooperativas escolares de Linha Nova. Andrei, Franciele, Alana, Tairine e Janaína têm entre oito e dez anos e são alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio de Castilhos. Lá, foram constituídas duas cooperativas: a Coopercouni (Cooperativa dos Colegas Unidos) e a Coopervin (Cooperativa Escolar Viveiros da Infância), também inspiradas nas cooperativas escolares de Sunchalles.

Franciele Daniele Bohn, de 10 anos, é a presidente da Coopercouni, que produz sabonetes. Andrei Elias Nienow, de nove anos, é conselheiro fiscal e Janaína Daniele Schons, da mesma idade, é a secretária. Sobre o produto da cooperativa, a presidente Franciele afirma, com autoridade: “Todos os associados utilizam os sabonetes, mas temos vendido muito para o Sicredi e para uma escola infantil de Linha Nova”. Ela conta que os alunos pensavam na cooperativa desde 2010, mas a fundação ocorreu este ano, no início do período letivo.

Alana Tamara Wolf, de nove anos, e Tairine Dewes, de oito, são respectivamente a presidente e a tesoureira da Coopervin. A principal atividade da Cooperativa é a venda de mudas de plantas, mas o trabalho se estendeu à produção de chaveiros e marcadores de página, feitos com restos de tecidos. “Para o Dia dos Pais, estamos propondo a fabricação de chaveiros com carinhas”, informa Tairine.

Para produzir as mudas, as crianças compram sementes, plantam em um copinho e esperam que cresçam um pouco. “Fazemos embalagens com doze mudinhas. Vendemos para a Prefeitura e para quem quiser comprar em Linha Nova, mas temos um associado que já levou várias mudas até para Santa Catarina”, conta a presidente Alana.

O encontro

Abrindo o evento, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, apresentou um panorama geral sobre o cooperativismo no Brasil e no Rio Grande do Sul e falou sobre a importância da participação dos jovens. Em seguida, o coordenador da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, Derli Schmidt, falou sobre o curso superior Tecnólogo em Cooperativismo, recentemente autorizado pelo Ministério da Educação. Segundo o diretor da Escola Bom Pastor, de Nova Petrópolis, Adriano Fiorini, muitos alunos já manifestaram interesse em concluir o Ensino Médio e dar seguimento aos estudos graduando-se em cursos oferecidos pela Escoop.

As cooperativas Educacionais Coopeeb e Coeducars, ambas com sede em Porto Alegre, também foram convidadas a apresentar seu trabalho aos jovens, assim como a Certaja, cooperativa de Infraestrutura de Taquari. A Coopeeb mostrou como funciona sua festa junina, realizada desde 2009, na qual as turmas se organizam em cooperativas especializadas em produtos tipicamente juninos e os alunos distribuem as tarefas cooperativamente.

A programação teve também apresentação teatral e musical da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Pereira Machado, de Taquari, vencedora do concurso promovido pela Certaja através do projeto Sementes da Cooperação.

O evento ainda contou com a presença do presidente da Certaja, Renato Pereira Martins; da secretária municipal de Educação de Taquari, Maria Conceição Machado; e do prefeito de Taquari, Ivo Lautert.

“O Encontro propiciou informações com as quais não costumamos ter contato e que com certeza serão muito importantes para fazer a Cooperativa crescer cada vez mais. Este evento foi muito importante para todos os sócios”, opina a presidente da Cooperskiefer, Djenifer.

Opções de compartilhamento

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x