Data da publicação

Datas importantes do mês de dezembro: profissões

No post de hoje damos continuidade ao tópico profissões, com base nas datas comemorativas do mês de dezembro. Esperamos que as informações que elencamos possam ser úteis a quem está em dúvida sobre qual profissão seguir! Boa leitura!

Dia do Neuropsicopedagogo – 06/12

O neuropsicopedagogo é um profissional multidisciplinar que utiliza conhecimentos de diversas áreas: Pedagogia, Psicologia e Neurociências. De forma geral, a neuropsicologia preocupa-se com a relação entre a aprendizagem e os processos cerebrais. Atualmente, quem atua na área passa inicialmente por uma graduação, ocupando-se, posteriormente, de cursos de especialização em Neuropsicopedagogia.

Dia do Médico Cirurgião Plástico – 07/12

O dia dedicado aos médicos especialistas em cirurgia plástica foi instituído pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Para atuar na área, além da graduação em Medicina, é necessário passar por residências em cirurgia geral e em cirurgia plástica. O longo período de dedicação à formação tem suas recompensas: a carreira é promissora no Brasil, já que somos um dos países líderes no ranking de cirurgias plásticas no mundo. Para conhecer mais sobre a profissão, indicamos o site da SBCP

Dia do Fonoaudiólogo – 09/12

O Fonoaudiólogo é um profissional fundamental para o auxílio na comunicação e consequente melhora na saúde de quem enfrenta algum tipo de problema de expressão, o que pode dificultar tanto o convívio social quanto processos de aprendizagem. O profissional é responsável pelo trabalho de habilitação e reabilitação da voz, atenção a distúrbios da audição, motricidade oral, leitura e escrita. Para atuar na área é necessário fazer uma graduação em Fonoaudiologia. Para saber mais sobre, indicamos o site do Conselho Federal de Fonoaudiologia.

Dia do Sociólogo – 10/12

O sociólogo é um profissional com atuação multidisciplinar: pode atuar tanto em órgãos ligados ao Poder Público, em ONG ‘s, em universidades e em escolas, como professores de Sociologia. A área de estudo também é bastante ampla envolvendo o campo das ciências humanas, estudos de campo e levantamento de dados. A formação em Sociologia pode acontecer de duas formas: uma graduação em Sociologia ou em Ciências Sociais.

Dia do Engenheiro – 11/12

O engenheiro é o profissional que estuda e aplica conhecimentos técnicos, matemáticos e científicos. A atuação se dá em diferentes campos e, por conta disso, temos um grande leque de habilitações em engenharia. Algumas das mais populares são: Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil e Engenharia de Produção. Esta também é uma carreira em ascensão, principalmente com o desenvolvimento de cidades e da indústria.

Dia do Arquiteto – 15/12

O arquiteto é o profissional que atua no planejamento e na execução de projetos para espaços de moradia, convivência, transporte, lazer, etc. Muitas vezes, juntamente com outros profissionais, é ele quem atua no planejamento das cidades. Um exemplo brasileiro bastante conhecido é a cidade de Brasília, que foi planejada pelos arquitetos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Para atuar na profissão, também é necessário fazer uma graduação em Arquitetura e Urbanismo e ter um registro em conselho da profissão.

Dia do Salva-vidas – 28/12

Muito importante nesta época do ano, o Salva-vidas é o profissional responsável por evitar afogamentos e assim preservar a vida de banhistas no mar, lagoas e rios. Além disso, é ele também quem faz o alerta sobre a situação do mar, indicando qual área é a mais segura para mergulhos. Para ingressar na profissão é necessário passar por um curso preparatório, ter mais de 18 anos e ter um bom condicionamento físico.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Opções de compartilhamento

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x