Data da publicação

Datas importantes do mês de novembro: profissões

Na publicação desta semana, falaremos das datas comemorativas do mês de novembro, mas dessa vez com foco nas profissões, buscando trazer elementos para jovens – e aprendizes – que estão em fase de escolha da profissão que desejam seguir.

5 de novembro: Dia do Técnico em Eletrônica

O Dia 05/11 homenageia os profissionais que são responsáveis por criar projetos, realizar instalação e manutenção preventiva de equipamentos eletrônicos, sejam eles analógicos ou digitais. A profissão tem um campo de atuação bem amplo e é demandada cada vez mais, já que boa parte dos objetos que usamos no dia a dia contém algum componente eletrônico.

Para exercer a profissão é necessário fazer um curso técnico profissionalizante, muitos com duração inferior a um ano.

05/11: Dia Nacional do Designer Gráfico

O Designer Gráfico é o profissional responsável por elaborar projetos que sejam atrativos visualmente, como outdoors, panfletos, cards para as redes sociais e outros tipos de materiais gráficos, sejam eles impressos ou não. O designer é fundamental também na elaboração das identidades visuais de marcas e campanhas. A partir do seu olhar e compreendendo os conceitos, ele pode criar a representação visual das propostas.

No Brasil, esta profissão é lembrada no dia 5/11 em homenagem ao nascimento de um dos nomes mais importantes profissionais do design brasileiro, o pernambucano Aloísio Magalhães. Ele foi considerado um dos pioneiros do design gráfico no Brasil, além de colaborar para o design ser reconhecido como patrimônio intelectual da humanidade.

07/11: Dia do Radialista

O Dia do Radialista é celebrado anualmente em 07/11. A data foi instituída por lei federal em 2006. O radialista é o profissional responsável por conduzir e apresentar programas de notícia, informação e até entretenimento em rádios. Assim, a principal área de atuação do radialista é em rádios. No entanto, com a internet, outra possibilidade que vem crescendo é o trabalho com podcasts, reproduzidos em plataformas de streaming.

Para conferir e obter mais informações: Sindicato dos Radialistas do RS

08/11: Dia do Radiologista

O radiologista é o profissional responsável por examinar a estrutura óssea e muscular das pessoas através dos Raios-X ou outros equipamentos que ajudam a analisar o interior do corpo humano. É ele que promove a realização de exames, bem como a análise e interpretação das imagens obtidas através dos laudos.

Para atuar como radiologista, é necessário fazer uma graduação em medicina e uma especialização na área de Radiologia.

A data de 08/11 foi escolhida para homenagear a descoberta do raio x, ocorrida em 1895, com as pesquisas do médico alemão Wilhelm Conrad Roentgen. 

Mais informações sobre a profissão aqui: http://portalfmb.org.br/ 

20/11: Dia do Biomédico

A Biomedicina também é uma área de atuação muito ampla, possibilitando diferentes experiências de trabalho que podem envolver Anatomia, Biologia, Ecologia, Genética, Patologia, Psicobiologia, dentre outras. O biomédico é o profissional responsável por identificar e classificar estudos de microorganismos, através de análises físico-químicas. Ele pode atuar ainda na pesquisa e desenvolvimento de vacinas e em qualquer outra que envolva genética e reprodução humana.

22/11: Dia do Músico

O Dia do Músico busca homenagear os artistas que dedicam sua vida ou parte dela à música. A data contempla desde profissionais que têm na música sua principal ocupação, como também aqueles que se ocupam dela periodicamente.

Quem gosta de música e pretende trabalhar com isso de alguma forma, pode fazer cursos livres e até graduações específicas na área.

23/11: Dia do Engenheiro Eletricista

Comemorado em 23 de novembro, o Dia do Engenheiro Eletricista é uma homenagem aos profissionais responsáveis por fazer com que a energia chegue da melhor e mais segura forma aos pontos de entrega. Além da área de fornecimento de energia, o engenheiro eletricista pode atuar ainda nas áreas de automação, telecomunicações, microeletrônica, entre outras. Para atuar, é necessário fazer uma graduação em Engenharia Elétrica, além de, depois de formado, registrar-se no Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). Para saber mais: http://www.crea-rs.org.br/site/

27/11: Dia do Técnico de Segurança do Trabalho

O dia 27/11 homenageia os profissionais que têm como principal responsabilidade garantir a segurança e proteção de trabalhadores. A eles compete analisar e propor medidas preventivas que possam evitar acidentes de trabalho, além de garantir a saúde laboral cotidiana dos trabalhadores. O técnico em segurança do trabalho atua também na conscientização de empregados e empregadores.

Para atuar na área é necessário fazer um curso técnico, de duração variada, onde o estudante poderá aprender sobre Normas Regulamentadoras (NRs), Gerenciamento de Riscos, Ergonomia, entre outras disciplinas.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Opções de compartilhamento

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x