Data da publicação

Empreendedorismo na sala de aula do Aprendiz Coopeeb

Já falamos por aqui de como alguns conteúdos aparecem em sala de aula e sobre como os alunos colocam em prática o que aprendem. Hoje iniciamos uma série de publicações com o objetivo de mostrar como as temáticas são apresentadas, com base nas apostilas do Aprendiz Coopeeb. Nosso material didático é exclusivo e preparado por professores e especialistas nos assuntos. E para começar, vamos aborar um pouco dos conteúdos que aparecem na apostila de Empreendedorismo.

As páginas inicias da apostila destacam o entendimento que o Programa Aprendiz Coopeeb tem sobre o empreendedorismo: “Empreender é a capacidade de sonhar, de desenhar um projeto de futuro, traçar objetivos e planejar os meios para alcançá-los, sem perder de vista valores indispensáveis ao bem-estar coletivo“. Aqui, já aparece um dos valores que são a base do Aprendiz e do Cooperativismo: a preocupação com o coletivo. Esse é um valor que perpassa a formação dos jovens e será aplicada em todas as áreas de sua vida, não apenas no aspecto profissional.

Ainda nesse sentido, uma das aulas apresenta os Empreendedores do Cooperativismo, com uma aula sobre a origem da cooperativismo, onde os aprendizes são instigados também a pesquisarem a trajetória de empreendedores conhecidos mundialmente.

Ao longo do curso em Empreendedorismo, são abordados temas como liderança, elementos do processo visionário, aprendendo a empreender, protagonismo dos jovens, trabalho coletivo, entre outros. Além disso, “Startups, cultura maker e parques de inovação” têm um capítulo exclusivo, onde são apresentados os conceitos por trás dos termos e também são indicados os percursos para que quem quer empreender/inovar/ter sua própria Startup. Já a parte dedicada à Cultura Maker traz exemplos de makers que são destaque na área de inovação. Para finalizar, os estudantes conhecem um pouco mais sobre os maiores parques de inovação do Rio Grande do Sul.

Como falamos acima, a parte prática tem um papel central na formação dos jovens, assim como a parte teórica. Pensando nisso, o “Minuto da Atividade” aparece no final de todos os capítulos, com atividades que instigam os estudantes a colocarem a mão na massa, pesquisarem e construírem seu próprio percurso de aprendizagem.

Ficou interessado em conhecer mais sobre o conteúdo das nossas aulas? Acompanhe nossas publicações e/ou escreva para aprendiz@coopeeb.com.br

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Opções de compartilhamento

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x