Festa Julina Cooperativa: sucesso é resultado de Educação Cooperativista recebida na Escola

Uma das grandes preocupações da Organização das Cooperativas do Brasil – OCB – e, certamente, da Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul – OCERGS – é a inclusão dos jovens no mundo cooperativo. Dentro dessa meta, a Cooperativa Educacional de Ensino Básico – COOPEEB – realizou, no dia 9 de julho, nas dependências do Colégio Concórdia, um evento de grande relevância e abrangência, cujo impacto, a médio e longo prazo, é de difícil mensuração.

Saiba como foi organizada a IV Festa Julina da Cooperação

Durante um mês, em sala de aula, 12 turmas, do 5º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, com a coordenação de um professor de educação cooperativista da COOPEEB, realizaram um intenso trabalho.

Cerca de 350 jovens foram envolvidos num processo que envolveu teoria e prática. Uma verdadeira imersão no mundo cooperativo. Todas as turmas tiveram aulas sobre história, doutrina, legislação e gestão cooperativista;

Todas as turmas fundaram uma cooperativa, escolhendo o nome, elegendo conselho administrativo e fiscal, elaborando seu estatuto social;

Todas as turmas escolheram um “negócio” que funcionaria no dia da Festa Julina (ou Festa da Cooperação), aprendendo sobre gerenciamento empresarial – investimento, custo, margem de lucro, marketing, avaliação de riscos, divisão dos resultados, etc.

No dia da Festa, as turmas colocaram em prática o processo de gestão do negócio cooperativo. Todas as “barracas”, cada uma com o nome de sua cooperativa estampada, venderam seus produtos e serviços numa festa de alegria, com a convicção plena de que, “como donos do negócio”, estavam trabalhando para si mesmos e não para deixar o resultado com um único dono ou patrão (no caso o Colégio).

Muitos pais e famílias inteiras se envolveram nesse processo (antes e durante o evento) e aprenderam muito sobre cooperativismo. A SICREDI esteve presente com um estande e divulgou seus produtos. Circularam pelo local, somente no dia do evento, mais de 2.000 pessoas na mais perfeita ordem, alegria e harmonia. Se considerarmos que cada uma dessas pessoas vai falar dessa experiência para mais cinco outras, teremos atingido, de modo direto e indireto, a mais de 10.000 pessoas (principalmente jovens).

Considerando que essa experiência se repete todos os anos, temos a convicção de que o aluno do Colégio Concórdia, que permanecer na escola durante vários anos, sairá dela como um “cooperativista convicto” e ingressará no mercado de trabalho como tal, sem a visão distorcida que muitos possuem do cooperativismo.

O evento contou com a cobertura da TV URBANA, patrocinada pela OCERGS . Em breve divulgaremos a data em que o programa será exibido.

Opções de compartilhamento

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x