Ao final dos anos 90, afetado por mudanças no cenário econômico e pela competitividade com outras escolas da mesma área de abrangência, o Colégio Concórdia de Porto Alegre teve sua viabilidade econômica abalada.
Após várias medidas infrutíferas para reverter a situação, a mantenedora do Colégio (Comunidade Evangélica Luterana Cristo – CELC) buscou, no ano de 1999, outras soluções, que passavam pela locação dos prédios e pela transferência da mantença do colégio a alguma outra instituição, até a possibilidade de encerramento das atividades.
Diante da iminência da perda de seus postos de trabalho, um grupo de 22 educadores levou à mantenedora uma proposta empreendedora: criar uma Cooperativa Educacional que pudesse assumir a mantença do Colégio Concórdia e assim dar continuidade à instituição, que estava prestes a completar 100 anos de existência.
A CELC, após analisar a proposta, sinalizou positivamente no sentido de incentivar a formação da cooperativa. Assim, no dia 09.05.2000, o grupo de empreendedores criou a Cooperativa de Educação de Ensino Básico COOPEEB LTDA.





