O que somos? Um grupo de associados ou uma equipe de trabalho?

Segundo a definição legal, trazida pelo art.3º, da Lei n. 5.764/71, uma sociedade cooperativa é formada por pessoas que, reciprocramente, se obrigam a contribuir com bens ou serviços, para o exercício de uma atividade econômica, de proveito comum.

A partir de então, temos a formação de um grupo de pessoas que se associam umas às outras, para a execução de uma atividade econômica que resultará em benefícios para todos. Logo, verifica-se que há uma identidade neste grupo, algo que os une. Mas será que isso é suficiente? O que distingue um grupo de uma equipe? Talvez a resposta esteja na palavrareciprocidade?

Segundo Greenberg e Baron (1995), um dos aspectos que distingue os grupos das equipes é a forma como as tarefas e responsabilidades são vistas, aceitas e cumpridas por seus membros. No grupo, a realização de uma tarefa depende essencialmente do indivíduo responsável por ela. Na equipe, a responsabilidade é de todos, embora cada membro tenha uma atribuição específica, há uma interdependência entre os membros e um depende do outro para atingir os objetivos pré-definidos. O foco está na integração do esforço individual e na sinergia com os demais membros da equipe!

Uma equipe supera os resultados que podem ser alcançados por um grupo, porque somente uma equipe consegue reunir conhecimento, experiência, habilidades e emoções que se completam, impossíveis de serem encontrados todos em uma só pessoa. Portanto, o desempenho de uma equipe ultrapassa a soma dos desempenhos individuais!

Diante disso, podemos facilmente concluir onde queremos e devemos chegar: Precisamos ser uma equipe de trabalho de alto desempenho!

Segundo Tonet (2009), “nenhuma equipe de trabalho nasce pronta; ela aprende e se desenvolve continuamente.” Salienta o autor que para uma organização manter um diferencial competitivo, a organização precisa descobrir como obter a adesão das pessoas envolvidas e fazer com que se disponham a aprender e a mudar, conforme as exigências do contexto.

O Conselho de Administração da COOPEEB procura fazer a sua parte, educando e formando os novos associados através de um processo de educação cooperativa, o qual é requisito de ingresso na sociedade. A Comissão de Educação Cooperativa também realiza seu papel, através de cursos EAD e atividades presenciais, como a realizada dia 23.11.2013, logo após o encerramento de nossa 1ª Assembleia Geral Especial.

Na data citada, vivenciamos três momentos muito significativos, pensados exclusivamente para os associados da COOPEEB: Assembleia, com esclarecimentos e decisões importantes quanto ao orçamento previsto para 2014 e distribuição de sobras; 1ª Gincana da Cooperação, onde três equipes participaram do jogo “Passa ou Repassa”, respondendo a questões sobre história e doutrina do cooperativismo, direitos dos associados da Coopeeb, formas de organização e funcionamento da Coopeeb; e almoço de confraternização entre os associados presentes.

Equipes de alto desempenho são construídas por pessoas que querem a elas pertencer. Não acontecem por acaso, há um esforço de seus membros!!! Todos se sentem partícipes e se mostram fiéis aos princípios e valores que norteiam a organização e à equipe à qual pertencem. Equipes de alto desempenho experimentam e cultivam sentimentos de lealdade e solidariedade, mantêm um clima de abertura e transparência de propósitos.

Parabenizamos àqueles que se esforçaram, que estiveram presentes e participaram de nossa 1ª Assembleia Geral Especial e dos demais eventos que a sucederam. Sentimos a ausência de muitos e esperamos tê-los conosco em nossos próximos eventos, assim como esperamos de todos os associados da COOPEEB que realizem um trabalho em equipe, que não sejamos apenas um grupo, por temos algo que nos identifica (uma necessidade de trabalho e renda), mas que sejamos uma equipe de alto desempenho, que apresente ao mercado educacional um diferencial competitivo e que distribua entre seus membros excelentes resultados.

Para isso, como membro da equipe da COOPEEB, esteja preparado para valer-se da crítica como um instrumento para correção de erros e ajuda mútua; para buscar seu aprimoramento profissional constantemente; para valorizar o esforço realizado por seus pares na direção dos objetivos comuns e para festejar quando estes são conquistados. Alimente a autoestima de seus colegas e faça com se sintam fortes, comprometa-se com eles e com a sua equipe, pois a maturidade da nossa equipe decorrem do trabalho coletivo e do empenho individual de cada um (Tonet, 2009).

Embora cada um tenha a sua parte de responsabilidade, todos são responsáveis pelo projeto na sua globalidade! VIVA O PROJETO COOPEEB NO SEU DIA A DIA!!!

Queremos deixar um grande abraço a todos os associados, agradecer pelo trabalho e esforço de todos neste ano de 2013, desejando férias abençoadas e tranquilas, bem como, desejando que 2014 seja um ano de alto desempenho para nossa equipe!

Conselho de Administração Coopeeb

Texto produzido pela Vice-presidente Ediane Muller Viana

Opções de compartilhamento

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x