Data da publicação

Pandemia acelerou processo de contratação de Aprendiz

Como já falamos anteriormente, o Programa Aprendiz COOPEEB é uma porta de entrada para jovens no mercado de trabalho. E com a pandemia esse processo acabou sendo acelerado para alguns aprendizes. Este é o caso da Brenda Luzzi, de uma das turmas do Aprendiz COOPEEB da cidade de Encantado/RS.

Brenda ingressou no curso de Auxiliar Administrativo em fevereiro de 2019. Em março de 2020, quando as atividades de ensino presenciais foram interrompidas no estado, as aulas do Aprendiz Coopeeb também foram temporariamente suspensas para a adequação ao modelo de aulas remotas. Neste período, a aprendiz estava há dois meses de sua formatura, realizando a fase prática de sua formação no setor de Agropecuária da Cooperativa Dália. 

Por conta da suspensão temporária do curso, Brenda acabou sendo contratada pela Dália antes mesmo da conclusão do curso. “Fiz todas as aulas teóricas e estava na parte prática.  Nós fomos divididos em diferentes setores e eu fui direcionada para o setor da Agropecuária. Com a pandemia, com a suspensão temporária das atividades do curso, eu fui contratada para seguir trabalhando”, conta.

Efetivada há um ano, hoje Brenda atua no setor Administrativo da Cooperativa e conta que desde cedo quis realizar a formação no Aprendiz COOPEEB por ver outros familiares passando pela experiência: “Meus primos já tinham feito. E eu via minha prima tendo a oportunidade de trabalhar e de ter sua própria renda, podendo comprar suas coisas. Então, quando eu fiz 14 anos, eu fui até a cooperativa e me inscrevi no curso”.

Como diferenciais da experiência em uma cooperativa, ela relata que sempre recebeu muito apoio dos colegas: “Estou há um mês no novo setor e sempre recebo muita ajuda. Meus colegas são muito compreensivos, sempre posso tirar minhas dúvidas com eles”.

Atualmente concluindo o Ensino Médio, Brenda diz que as dinâmicas das aulas do Aprendiz sempre foram um diferencial atrativo para ela, além da possibilidade de ver novos conteúdos de forma diferente da escola: “As dinâmicas das aulas eram muito legais, não eram aulas paradas. Vimos coisas novas que na escola não víamos, ou víamos o conteúdo de forma diferente”. Além disso, ela considera que a experiência no Aprendiz é um diferencial para sua vida profissional, que está só iniciando “Tudo que eu aprendi no curso eu estou utilizando agora de algum jeito”, finaliza.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Opções de compartilhamento

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x