No dia 08 de setembro, o presidente da COOPEEB, Valdir Feller, na qualidade de Conselheiro da OCERGS e representante do Ramo Educacional do RS, participou de um café da manhã, promovido pela OCERGS, com a presença da senadora Ana Amélia Lemos e lideranças do cooperativismo gaúcho.
Na ocasião foram feitas diversas reivindicações à senadora, que tratavam do fortalecimento do sistema cooperativista brasileiro e, principalmente, gaúcho.
O presidente da COOPEEB teve a oportunidade de levar, pessoalmente, suas preocupações à senadora em relação à organização e objetivos das cooperativas educacionais do RS.
“Além do apreço que tenho pelo cooperativismo do meu Estado, acho que, em um sistema moderno e capitalista, a cooperação é o caminho mais indicado”, afirmou a senadora.
O encontro ocorreu no Centro de Formação Profissional Cooperativista do Sescoop/RS, em Porto Alegre. Assuntos como legislação cooperativa, educação e saúde foram discutidos informalmente, na presença de cerca de 20 pessoas.
Ana Amélia Lemos é representante do ramo Educacional na Frencoop (Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo) do Senado e falou sobre o projeto de Lei 250/2009, de autoria da ex-senadora Marisa Serrano, que está em caráter terminativo na Comissão de Educação. O relator, senador Pedro Simon, já deu parecer favorável ao Projeto, que visa promover alterações na Lei 11096/2005.
A Lei de 2005 exclui do Programa Universidade para Todos (Prouni) estudantes de escolas mantidas por cooperativas. Ana Amélia defende que o critério para o acesso a bolsas de estudos deve seguir o mesmo princípio das cotas – o de renda. “A questão principal deve ser a econômica”, afirmou.
“O Sistema Ocergs-Sescoop/RS tem um grande envolvimento com a educação. Gostaria de receber sugestões das cooperativas sobre este tema, para que este não se torne um projeto individual”, solicitou a senadora.